top of page
Foto do escritorJosi Giosa

Desvendando os segredos da comunicação visual: a arte de usar acessórios com estilo.


Incrível este look com nossa gravata de pérolas.
Gravata feminina de pérolas - Poder Criativo

Você diria que a moça da foto acima, a nossa querida Gabi Giosa, está indo para praia, para a escola ou para um café cheio de estilo? Vamos te contar no final do post.


E já aproveitamos para dizer que os acessórios dizem muito sobre nós.

Não é segredo para ninguém que se vestir é uma forma de comunicação.


Quando você vê um homem de terno, já faz algumas associações em relação ao seu trabalho. Se ele estiver de fraque então, você já terá certeza de que ele está indo (ou voltando) de uma festa de gala.


Se vê um pedacinho de tira de biquini por baixo de um vestidinho e a pessoa está de chinelo – batata: está indo para a praia ou piscina.


Esses são alguns exemplos em que a comunicação visual é muito forte, não há como discutir.

Mas mesmo quando não é uma situação tão clara, nossa forma de vestir e nossos acessórios falam por nós e passam uma mensagem que irá favorecer a imagem que o interlocutor fará de nós. Essa mensagem pode contribuir para que o outro se aproxime de você ou até para que se afaste.


Claro que uma imagem depende de mais aspectos além de nossa roupa ou acessórios, como a elegância, forma de andar, de falar, atitude em relação as demais pessoas, e tantos outros aspectos.


Quando vamos para o trabalho, normalmente tomamos um certo cuidado e costumamos nos vestir de acordo com o ‘dress code’ (código de vestimenta) estabelecido pela empresa.

Atualmente as empresas têm deixado esta escolha cada vez mais aberta, mas ainda assim, a grande maioria das pessoas segue um determinado padrão de vestimentas para trabalhar e nem sempre escolhem apenas pela sua vontade. E claro que os acessórios seguirão a mesma linha. Você não vai colocar um terninho e um colar estilo havaiano.

Lugares como o Congresso Nacional e Fóruns Judiciais possuem regras que proíbem, por exemplo: shorts, bermudas, chinelos, entre outros. E não reclame pois, no passado, era muito mais rígido. Então, se você precisar frequentar lugares com códigos de vestimenta mais rígidos, use acessórios finos e de qualidade.

Nem sempre a regra é clara e você terá que utilizar seu bom senso. Não faz sentido ir à igreja com roupas decotadas ou um chapéu de palha, como não faz sentido ir para a praia de terno e salto alto.


Quando pensamos em nos vestir para os dias de descanso, nossos filtros ficam menos acirrados e acabamos escolhendo aquilo que realmente gostamos. É nesse momento que você tem que usar e abusar de suas bijuterias lindas e chamativas, caso curta.


Outros aspectos, como o estado de espírito, humor e até o clima, afetarão sua escolha. Vale a pena estar atenta, caso tenha necessidades de relacionamento no dia, para não se arrepender depois que sair de casa.


Alguns exemplos de como a roupa pode ajudar a balancear seu estado de espírito:

Se você se sente triste, em vez de colocar aquela roupa preta, coloque algo de cor forte, mesmo que seja apenas uma peça em todo o seu visual. Capriche com uma bijuteria um pouco maior que vai tirar a atenção de sua tristeza.

Se está se sentindo insegura, é dia de usar aquela roupa que valoriza os pontos fortes do seu corpo. Você saberá que são eles que estão atraindo maiores atenção e se sentirá mais confiante. Bora usar aquele saltão?

Tem dores ou se sente um pouco doente, vista uma roupa confortável, um tênis e vá fazer apenas o necessário. Se permita um dia mais leve, pense que amanhã é um novo dia.

Um ponto muito importante e que você não deve deixar de lado é a sua personalidade. A menos que vá para uma festa à fantasia em que você estará representando um personagem, não tente colocar roupas e acessórios que transmitam uma imagem diferente de quem você é. Soará falso e em vez de ajudar vai confundir seu interlocutor. A coerência entre o que você é e o que você usa, com certeza reforçará quem você é e te trata segurança e bem-estar.


Como recado final, fica: quando estiver se vestindo, escolhendo seus acessórios, seja estratégica, pense nas mensagens que você deseja passar para as pessoas com quem for se relacionar. Feche seus olhos e se imagine com a roupa que quer vestir em seus principais compromissos. Se sentiu bem? Então acertou. Vá ter um dia fantástico!!!


E aí, já sabe para onde a Gabi foi usando o look com a gravata de pérolas do Poder Criativo? Veja a resposta na foto abaixo:



A Gabi é estilosa até pra tomar café.
Tomando café com estilo.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page